top of page

DROGAS

Dependência Química - Foco do Entendimento
00:00 / 00:00

ÁLCOOL NO SANGUE

Drogas são definidas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) como toda substância, que modifica as funções normais de um organismo, causando Dependência Química e Psicológica.Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas, como por exemplo a maconha, que é feita com a Planta Cannabis sativa, e o Ópio, que é proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. O uso destas substâncias químicas, levam a degeneração do organismo até a morte. Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo, são chamados de Exames Toxicológicos.
A Dependência Química é considerada um transtorno mental e um problema social pela (OMS). É considerada como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso de drogas entorpecentes Lícitas e Ilícitas. O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social.

Existem drogas lícitas e drogas ilícitas. As drogas lícitas são as que podem ser comercializadas ou com permissão de uso para algumas pessoas, como o cigarro e as bebidas alcoólicas. Já as drogas ilícitas são aquelas que tem a sua venda proibida, como a maconha, crack, cocaína, ecstasy outras

Os principais tipos de Obtenção das drogas são:

  • Drogas naturais: como a maconha que é feita da planta cannabis sativa, ópio que tem origem nas flores da papoula; a Hayahuasca que é preparada com as folhas da chacruna;

  • Drogas sintéticas: que são produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD;

  • Drogas semi-sintéticas: como heroína, cocaína e o crack.

  • As drogas são quimicamente classificadas como sendo depressoras, estimulantes ou perturbadoras do sistema nervoso.. 

Álcool: São compostos químicos que têm a hidroxila OH ligada ao carbono na fórmula estrutural. Dessa forma, cabe destacar que os álcoois podem apresentar diversas variações estruturais, da ordem de instaurações, tipos de cadeias cíclicas e ramificações.

Considerado como um ácido fraco, os álcoois em geral são solúveis em água e tem característica a solubilidade tanto em substâncias Polares, como Apolares. são encontrados na fórmula líquida quando têm até 11 carbonos em sua fórmula.

Tipos mais Comuns:

  • O etanol, conhecido como álcool etílico, é o tipo de álcool mais comum. Está contido em todas as bebidas alcoólicas, que é formado pela fermentação anaeróbica (sem ar) do açúcar, é usado para limpeza doméstica, fabricação de formaldeído, aditivo de gasolina e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH e seu ponto de ebulição 78,50C. Na composição do etanol utilizado como combustível automotivo e bactericida em domissanitários, devido à matéria-prima e ao processo produtivo empregados, existem vários outros álcoois, bem como sais orgânicos à base de enxofre, ferro, sódio e potássio, cuja ingestão, ou contato com a pele e mucosas, são altamente prejudiciais à saúde.

  • metanol (álcool metílico) não deve ser ingerido e nem inalado, pois é extremamente tóxico para o fígado e outras regiões do corpo. Uma pequena quantidade de 30 mL desse álcool no organismo leva à morte. Uma quantidade de 15 mL causa cegueira. O metanol é também usado como solvente, como anticongelante na gasolina e como combustível em carros de alta potência. É frequentemente chamado de "álcool da madeira", porque era produzido originalmente pelo aquecimento da madeira na ausência de ar. A fórmula do metanol é (CH3OH) e seu ponto de ebulição 65,00C.

  • Os dois exemplos acima são casos particulares de álcoois do tipo, (R-OH, em que R-) é um radical alquila.

  • Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento de pureza, atuando como antidetonante, para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor.

  • álcool bornílico é obtido ligado com o hidroterpendio que corresponde a cânfora.

  • propanol (álcool propílico) é um solvente industrial de fórmula CH3CH2CH2OH e seu ponto de ebulição 97,40C.

  • O propan-2-ol (álcool isopropílico) é um álcool medicinal de fórmula CH3CH(OH)CH3 e seu ponto de ebulição 82,40C (nos Estados Unidos, este álcool é comumente utilizado em hospitais e pelos consumidores para desinfecção, ao contrário do Brasil, onde se usa o álcool etílico).

  • etano-1,2-diol (etilenoglicol) é um anticongelante de fórmula HOCH2CH2OH e seu ponto de ebulição 1980C.

  • propano-1,2,3-triol conhecido como glicerol (glicerina) é umidificante/umectante em produtos de consumo como cosméticos, e ,seu ponto de ebulição 2900C.

bottom of page